premio-capes-tese

Professor do curso de Engenharia de Produção recebe prêmio com Menção Honrosa da CAPES

O professor Dr. Carlos Antônio Ribeiro Duarte, docente do curso de Engenharia de Produção da UAE de Engenharia/Regional Catalão, recebeu premiação com Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese - Edição 2018.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta segunda-feira (01/10), o resultado do Prêmio Capes de Tese - Edição 2018, referente a teses defendidas em 2017. Dos 925 trabalhos avaliados, a tese do professor Carlos Antonio Ribeiro Duarte recebeu o prêmio de menção honrosa.

A tese premiada é Simulation of a new pipe design for erosion reduction in curves (Simulação de um dispositivo para redução da erosão em curvas), defendida por Carlos Antonio Ribeiro Duarte e orientada pelo professor Francisco José de Souza, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia.

O trabalho propõe uma alteração geométrica em tubulações para diminuir as erosões provocadas pelo impacto de partículas nos pontos de mudança do escoamento. Com o tubo torcido desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia (durante seu doutorado), há menos concentração de partículas em um único ponto, o que diminui significativamente o desgaste nos acessórios de tubulações. Tal dispositivo reduz drasticamente o gasto da indústria na manutenção de tais equipamentos.

“Eu enxergo [a menção honrosa] como mais uma demonstração do empenho e da competência técnica das universidades federais no cenário nacional. Mesmo em face das dificuldades da ciência brasileira nós continuamos acreditando.”, disse o professor Duarte.

O Prêmio Capes de tese foi criado em 2005 e é outorgado anualmente às melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação em cada uma das 49 áreas do conhecimento. As menções honrosas são dadas a duas teses de cada área. Os critérios de avaliação são a originalidade do trabalho, a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 13 de dezembro, às 17h, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade).

 

No video abaixo o professor Carlos detalha melhor sua tese:

  

Link da tese: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18329

Currículo professor Carlos: http://lattes.cnpq.br/3533635470069420

Currículo professor Francisco: http://lattes.cnpq.br/1257320066520278

 

Referência: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2018/10/tres-teses-da-ufu-recebem-mencao-honrosa-da-capes

Categories: Noticias