ciencia

Artigo científico de professor da UAE de Engenharia - UFG está entre os mais citados em revista internacional

O artigo do professor Dr. Carlos Antonio Ribeiro Duarte, intitulado “The role of inter-particle collisions on elbow erosion” e publicado na revista International Journal of Multiphase Flow foi redigido em parceria com pesquisadores de outras instituições do Brasil e está entre os mais citados na área de escoamentos multifásicos, entre os anos de 2016 e 2019.

É a primeira vez que essa classificação foi realizada pela revista e o prazo de três anos é considerado pela base Scopus para apurar um número consistente de citações e o próprio impacto gerado pelo artigo. Essa revista é avaliada com conceito A1 nas Engenharias III de acordo com a avaliação Qualis Capes.

Segundo professor Carlos Antonio, trata-se de um trabalho pioneiro na área de simulação numérica do desgaste erosivo por partículas sólidas, assim como grande relevância na comunidade científica mundial em Escoamentos Multifásicos.

O professor Carlos explica, ainda, que após uma série de simulações, foi constatado que, avaliar numericamente as colisões entre as partículas transportadas em tubulações é um fator primordial para que se tenha bons resultados e que a erosão em dispositivos metálicos está diretamente associada a esses efeitos.

A coordenação do mestrado em Engenharia de Produção da UFG parabeniza o docente Carlos Antonio Ribeiro Duarte e os demais pesquisadores pelo admirável trabalho que vem desenvolvendo pesquisas de excelência nesta área, em prol do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do País.

Link da revista para os artigos mais citados: https://www.journals.elsevier.com/international-journal-of-multiphase-flow/most-cited-articles

Link local para visualizar os artigos mais citados: /up/940/o/journals-elsevier-com-international-journal-of-multiphase-flow-most-cited-articles.pdf

No video abaixo o professor Carlos detalha melhor a publicação:

Categorias: Noticias