extensao e cultura

Ação de extensão: “Levantamento bibliográfico: tão simples quanto se deseje, tão complexo quanto necessário”

Docentes oferecem ação de extensão para comunidade externa e interna da UFCAT, com foco na apresentação da ferramenta CiteSpace, como forma de profissionalizar o procedimento de levantamento bibliográfico para auxiliar em processos decisórios sobre problemas empresariais, sociais e/ou acadêmicos.

O curso “Levantamento bibliográfico: tão simples quanto se deseje, tão complexo quanto necessário” visa a apresentação de um método prático para realização de levantamento bibliográfico aplicável a qualquer área do conhecimento, por intermédio de uma ferramenta de software. O método permite a realização de um levantamento bibliográfico, com a profundidade determinada pelo sujeito que realiza esse procedimento, permitindo, assim, obter informações necessárias para auxiliar em processos decisórios sobre problemas empresariais, sociais e/ou acadêmicos.

Dentre os resultados desse processo formativo, espera-se que o participante, de qualquer área/nível de formação, tenha uma orientação geral que o ajude a planejar suas atividades, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experiências e interpretar os resultados. Esse procedimento sistemático utilizado para a descrição e explicação de um estudo pode ser empregado desde o ensino médio, até o nível universitário. Em grande medida, a ausência desta noção caracteriza um grande prejuízo aos alunos ingressantes no ensino superior.

O público-alvo principal do curso são alunos no último ano do ensino médio, universitários (níveis de graduação e pós-graduação), egressos de cursos universitários e profissionais empresariais da cidade de Catalão. Estes terão a possibilidade de realizar um levantamento bibliográfico em praticamente qualquer área do conhecimento, o qual pode ser de grande valia, por exemplo, na composição de trabalhos para disciplinas em escolas, trabalhos de conclusão de cursos, dissertações/teses, relatórios profissionais com linguagem cordata e técnica etc.

Objetivos

O objetivo geral da ação de extensão é envolver a comunidade externa e a interna à UFCAT, com foco na comunidade externa, em um processo formativo articulado ao ensino e à pesquisa considerando a demanda da necessidade de se obter melhoria na forma de aquisição de dados e informações em grandes volumes de publicações, sendo que esse processo pode ser aplicado nas áreas social, empresarial e acadêmica.

Os objetivos específicos são:

i) apresentar o conteúdo introdutório à ferramenta CiteSpace, como forma de profissionalizar o procedimento de levantamento bibliográfico para auxiliar em processos decisórios sobre problemas empresariais, sociais e/ou acadêmicos;

ii) produzir/ sistematizar conhecimento gerado por meio de outras atividades de ensino e pesquisa, para serem repassados para a comunidade externa à UFCAT;

iii) acompanhar os participantes, por um período determinado de tempo, para verificar o uso correto da ferramenta.

Interessados e interessadas devem realizar suas inscrições no período de 31/05/21 a 14/06/21 em: Ação de Extensão - CR033-2021 (ou: https://sites.google.com/ufcat.edu.br/cr033-2021/in%C3%ADcio?authuser=0)

Créditos: ASCOM - UFCAT

Categorias: Noticias